Uma promessa de salvação

Uma Promessa de Salvação
Lição 1 -1º de Outubro de 2017
Texto Áureo: “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3.15)
Leitura Bíblica em Classe: Gênesis 3.9-15
Introdução: Muitos se perguntam; se Deus é onisciente, como também presciente, sabendo assim por antecipação, que Lúcifer iria se rebelar contra Ele juntamente com a terça parte dos anjos, porque então os criou. Também em relação ao homem sabendo que iria cair pelo pecado, porque ele o formou. A resposta é que Deus não criou seres sem livre arbítrio e sim com livre arbítrio. Tanto os seres celestiais, como ser humano teriam que passar por provas para demonstrar fidelidade a Ele, ou não. Para Lúcifer, Deus deu a ele o governo do céu espacial (espaço), e para Adão, a governo do céu atmosférico (terra) e assim tanto um, como o outro falharam na responsabilidade que receberam. Lúcifer (que é um título), o qual significa anjo de luz intentou ser igual a Deus, e com isso caiu juntamente com todos os anjos que aderiram à sua rebelião contra o Senhor. E Adão caiu por desobedecer a um único mandamento, quando deixou se levar por uma cilada bem armada por Satanás. Todo o transtorno que o mundo viveu no passado, está vivendo no presente e viverá no futuro, até o pecado ser extirpado da face da terra, está dentro do plano de salvação de Deus. O primeiro Adão que errando permitiu que o pecado entrasse no mundo perdeu a governança da terra para Satanás e, só o segundo Adão (Cristo) totalmente como homem sem pecado poderia retomar essa governança, mas para isso ele precisaria vencer Satanás, e isso Ele fez quando consumou seu sacrifício na cruz do Calvário, ressuscitando ao terceiro dia. A promessa de salvação estava na vitória de Cristo. É bom lembrar que Israel foi tentado por Satanás e perdeu, e agora é a igreja que está sendo tentada por Satanás, e quem perder para ele não entrará no reino de Deus. 
1 – Não ignore a voz divina, um dia a confrontação com ele será inevitável.
Gênesis 3.9 - E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?
Deus pergunta: onde estás? Como se Ele não soubesse onde o casal estava escondido. Satanás quando pecou contra Deus juntamente com todos os anjos rebeldes, não esboçou nenhum tipo de arrependimento, muito pelo contrário, ele continuou afrontando ao Senhor e continua afrontando. Já Adão quando pecou, ao contrário de Satanás, ele se encheu de temor pelo seu ato e também de como se justificaria diante de Deus. Essa atitude de Adão foi imprescindível, para que ele alcançasse a misericórdia divina. Todos os seres humanos que rejeitam a salvação em Cristo, um dia terão que confrontar com Deus Hb 9.27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,
2 – Na confrontação com Deus, ele não quer desculpas, mas sim confissão.
Gênesis 3.10 - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
As escrituras revelam que uma coisa que Deus não aceita quando alguém cai no erro, é tentar inventar desculpas, ou lançar a culpa a outrem. Tem muitos que ao pecar procuram lançar a culpa no Diabo e, é bem verdade que ele tenta o homem ao erro, porém ele não força ninguém a pecar, pois se ele força-se alguém a pecar, não seria pecado. Devemos entender que o pecado só é pecado, quando o homem erra por si próprio, consciente do que esta fazendo. (1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. ) 
3 – Deus quer do pecador uma confissão sincera, admitindo nossos erros.
Gênesis 3.11 - E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Deus na sua onisciência sabia qual seria a resposta de Adão quando foi inquirido sobre o seu ato de desobediência, mas o Senhor queria ouvir dele a sua confissão. Adão precisava compreender e se conscientizar da gravidade do seu erro, pois atos de desobediência diante de Deus são faltas gravíssimas, que requerem profundo arrependimento juntamente com a confissão de culpa. Violar um mandamento divino tem consequências graves, e entre elas a que interrompe a comunhão com Deus. O pecado é uma transgressão da palavra e jamais alguém consegue ocultá-los dos olhos divinos: (Marcos 4:22 Pois nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia). 
4 – Temos que admitir os nossos erros e nunca tentar imputá-los a outros.
Gênesis 3.12 - Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
Pessoas sem um caráter desenvolvido, quando erram costumam lançar a culpa dos seus erros a outrem. Algumas culpam o seu próximo, outras culpam a Deus, outras culpam o Diabo, mas nenhumas dessas tentativas de se escapar serão válidas diante do Senhor. A pessoa que peca é responsável pelo seu erro, pois ninguém força alguém a pecar, pois algo forçado não é erro. A pessoa peca por que não vigia as consequências dos seus atos e se deixa cair em tentação com facilidade. (Tiago 1:14 Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado.). 
5 – Quem tenta imputar seu erro a outrem não ficará livre do castigo divino.
Gênesis 3.13 - E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Quando se erra, não adianta diante de Deus, tentar transferir a sua culpa para outro, pois cada pessoa é responsável por si mesma. A mulher tentou passar a culpa para tentador, embora o problema tenha começado com ele, não adiantou querer se justificar, porque ela cooperou plenamente dentro das intenções de satanás até a consumação do pecado. Tem pessoas que pecam, mas não querem se conscientizar da gravidade dos seus erros e seus resultados. (Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar" Gn 4:7).
6 – O castigo sempre atinge a todos os que se voltam contra o seu criador.
Gênesis 3.14 - Então, o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida
Nem o reino animal ficou isento da maldição imposta por Deus, pela entrada do pecado no mundo pela porta chamada Adão. Porém a serpente que tomada por satanás foi a que recebeu a maior rigorosa maldição. É bom entender que serpente não fala; a voz que a mulher ouviu era do próprio satanás, e ela nem se deu conta de que serpente não fala, caindo assim na artimanha do inimigo. (Porque não ignoramos os seus ardís. 2 Coríntios 2:11).
7 – O Criador impôs um juízo a satanás o articulador oculto dessa história. 
Gênesis 3.15 - E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Satanás obteve através dos seus ardis, a vitória sobre Adão o governante da terra, e como aquele que ganha toma o lugar daquele que perde, ele assumiu por vontade permissiva de Deus, a governança do mundo. Porém Deus ao lançar a maldição sobre satanás revela que a sua governança não seria eterna, pois outro Adão (Cristo) sem pecado e como homem o derrotaria e tomaria a sua governança. Cristo seria ferido por ele, mas mesmo ferido reuniria forças para ferir a cabeça de satanás e consumar a Sua vitória na Cruz. (Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 1 Coríntios 15:55).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor Adilson Guilhermel

Google Analytics